Após um longo processo de revitalização, Tel Aviv transformou o maior aterro sanitário do país em um parque ecológico de mais de 800 hectares, área equivalente a três parques Ibirapuera, em São Paulo.

Iniciado em 2001, o projeto preveu a instalação de uma estação de reciclagem de 60 hectares, trilhas de caminhada, ciclovias, lagos e equipamentos para atividades esportivas.

O biogás do aterro de Hiriya, antes considerado apenas um poluente tóxico, agora passou a ser utilizado como combustível ecoeficiente. De acordo com Shay Levi, chefe de planejamento ambiental, o terreno do Parque Ariel Sharon chegou a receber cerca de três mil toneladas de lixo por dia ao longo de 1998.

 

O complexo também conta com um amplo sistema de reaproveitamento de águas pluviais, utilizado para hidratar o solo por meio de um aquífero artificial, construído dentro da montanha, a fim de estimular o crescimento da vegetação natural, destruída pelo antigo aterro.

A previsão é de que o programa continue expandindo até 2020, com a construção de um anfiteatro com capacidade para 50 mil pessoas, atrações recreativas e turísticas, mirante e diversos observatórios.

 

Fonte :http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/tel-aviv-transforma-aterro-sanitario-em-parque-ecologico