The Battery Conservancy (TBC) lançou em 2012 o “Americas Design Competition – Draw up a Chair”, um concurso para o desenvolvimento de uma cadeira de uso público para o Battery Park, em Nova Iorque. Designers das Américas do Norte, Central e Sul forma convidados a repensar o papel do mobiliário urbano contemporâneo.

A idéia do concurso partiu de algumas observações de William Holly Whyte sobre a utilização do espaço público e que essa sensação de ter opções dá mais conforto aos usuários, cria possibilidades de reunir grupos, sentar sozinho, ir para uma sombra, sentar ao sol, etc.
A primeira palavra usada no briefing para descrever a nova e icônica cadeira para uso público no Battery Park é móvel. Basicamente, isso significa que deve ser fácil movê-la de um ponto do parque para outro. Mas isso nos pareceu muito limitado, muito chato. Por que não criar uma cadeira que se move mesmo parada? Uma cadeira que te dá a opção de sentar normalmente ou se divertir um pouco?
Esse é o conceito da “U Rock*” Chair. Ela te dá a opção de escolher como você gostaria de sentar: reto e confortável em uma linda poltrona ou se divertir embalado em uma releitura da clássica cadeira de balanço da vovó. É simples, basta vira-la de cabeça para baixo! Seu desenho é amigável a pessoas de todas as faixas etárias e por ser leve, empilhável e fácil de carregar torna possível inúmeras formas de interação social. Ela pode ser séria ou descontraída, dependendo do seu humor. A parte mais bacana é que todo mundo pode ajudar no processo de fabricação!

A idéia básica é utilizar o lixo do próprio Battery Park para transformar a paisagem urbana. Usando garrafas PET, coletadas em containers especiais espalhados pelo parque, os visitantes, turistas e novaiorquinos nativos seriam diretamente responsáveis pelos assentos usados no futuro, criando um vínculo emocional com as peças de mobiliário mesmo antes de existirem! Esse vínculo entre a “U Rock” e seus usuários é importantíssimo para diminuir possíveis atos de vandalismo. Além disso, é um exemplo de design sustentável e facilmente replicável para as mais de seis milhões de pessoas que passam anualmente pelo Battery Park rumo à Estátua da Liberdade.
Para aumentar a resistência e a durabilidade da estrutura das poltronas, elas seriam reforçadas com fibra de vidro em sua composição. Essa adição reduz o peso da cadeira e a quantidade de garrafas PET necessárias para a fabricação. As cores vivas são estimulantes, especialmente nos dias frios do inverno, quando a paisagem esta repleta de tons de cinza (bem mais do que cinqüenta).
Quanto à armazenagem, ao invés de desenvolver um espaço único, grande e robusto para guardar as cadeiras à noite, pensamos em estruturas menores, que poderiam ser distribuídas por todo o parque e que dublassem como racks para bicicletas, encorajando hábitos mais saudáveis. Estacione sua bicicleta, pegue uma cadeira e relaxe. Três passos simples para uma vida melhor.

Todo o processo de desenho procurou potencializar a experiência de quem visita o parque. Em sua essência, a competição é uma oportunidade de repensar o espaço público e a forma como nos relacionamos com o mesmo, através de uma ótica bastante contemporânea, onde os mais diferentes usuários coexistem. A “U Rock” reflete essa maneira de pensar, gerando um forte vínculo com seus usuários, convidando-os a voltar, balançar um pouco e aproveitar mais um dia no Battery.

Há cerca de um mês, foi divulgado o resultado da primeira fase do concurso (a seleção foi feita por um júri composto por grandes nomes mundiais do Design, como os Irmãos Campana e Paola Antonelli, curadora de design e arquitetura do MoMA). Estamos no TOP 50, de 679 propostas enviadas por designers de quinze países, sendo apenas três os projetos brasileiros selecionados. A segunda fase será feita por votos no site, e em um segundo momento, votação no Battery Park via SMS.
Das 50 cadeiras selecionadas, as mais votadas terão um protótipo desenvolvido e exibido no Battery Park, para que a população utilize e escolha a vencedora. Finalmente, trezentas unidades do projeto vencedor serão produzidas e farão parte do dia a dia de todos aqueles que visitam o parque. O projeto vencedor também receberá US$ 10.000,00 em premiação, além de ampla cobertura internacional.
A votação dura até outubro e para não perder o contato com as pessoas e órgãos que se interessaram pelo nosso projeto, estamos postando as novidades relacionadas à “U Rock Chair” e ao concurso semanalmente por meio da fan-page do facebook.
https://www.facebook.com/urockchair
Estamos buscando apoio para divulgarmos o nosso projeto. Portanto, agradecemos qualquer tipo de ação que envolva a disseminação da nossa idéia. Abaixo segue o link dos cinqüenta projetos selecionados para a segunda fase.
http://www.thebattery.org/projects/chair-competition/top-50-designs/
Obrigado pelo apoio,
Davi Deusdará, Érica Martins, Rafael Studart e Taís Costa
* “U Rock” tem duplo sentido: to rock quer dizer balançar e rocking chair significa cadeira de balanço. Não é conveniente que Rock também é o mais descontraído e mutável gênero musical? Nós também achamos.