
“Os países de língua portuguesa, cujas associações nacionais de arquitetos participam do CIALP, foram um importante apoio para o Brasil na conquista do Congresso de 2020. Precisamos aproveitar esse grande evento mundial e os seus preparativos para reforçar as relações entre os arquitetos de língua portuguesa, divulgar a cultura arquitetônica – diversa mas também com gens comuns produzida em nossos países – e trocar experiências que enriqueçam nossa prática profissional”, diz Sérgio Magalhães, presidente do IAB.
Com o tema “Perspectivas para a Cidade e a Habitação nos países e territórios de língua portuguesa”, o evento em Goa vai ser dividido em duas sessões para discutir desafios da cidade e da habitação, comuns em todo o mundo.
“A questão habitacional é mundial, em especial nos países em desenvolvimento, como o Brasil e a Índia. Ela não se atém apenas à produção de unidades de moradia, mas, também, ao modo como essas moradias se inserem nas cidades e participam (ou não) do processo de inclusão social e de democratização do urbano”, avalia Sérgio.
Para Ameet Sukhtankar, presidente da seção de Goa do IIA, o encontro visa definir e construir perspectivas sobre a realidade urbana contemporânea:
“É neste contexto que a elaboração de soluções para os problemas associados com a habitação se tornam o foco das nossas atenções, para o desenvolvimento da cidade que todos desejamos para nós próprios”.
O fórum acontecerá em paralelo às reuniões do Conselho Executivo do IIA e do Conselho Diretivo e Assembleia Geral do CIALP.
Fonte:http://iab.org.br/noticias/cialp-faz-em-goa-na-india-primeiro-evento-preparatorio-para-o-uia2020rio