Município integra programação do evento, que será realizado na próxima semana e reúne gestores públicos de 13 estados brasileiros


Viçosa do Ceará é uma localidade que cada vez mais se destaca no cenário brasileiro das importantes cidades digitais. O município, com aproximadamente 55 mil habitantes, será um dos exemplos apresentados no II Congresso de Cidades Digitais, que será realizado dias 27 e 28 deste mês, em Foz do Iguaçu. No evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), serão apresentados, entre vários temas, soluções inovadoras, fontes de financiamento e políticas públicas para investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que contribuam para melhoria dos serviços e da gestão pública. Representantes de 13 estados brasileiros, até o momento, estão inscritos para o Congresso.

As inscrições para o evento, que tem como tema “Transformando Municípios em Cidades Inteligentes”, são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br/.

A apresentação de Viçosa no Congresso será feita pelo prefeito, Divaldo Carneiro Soares, e pelo secretário de Logística e de Estratégia Administrativa, Gustavo Pilotto. De acordo com o secretário, o município iniciou o projeto de Cidade Digital em 2002 e, desde então, aumenta gradativamente os investimentos na área, triplicando a rede de fibra óptica que interliga os prédios públicos e leva o sinal de internet gratuito a praças da área urbana, além de impulsionar projetos como um ônibus digital e implantação de telecentros para a promoção de cursos para a comunidade. Em 100% das escolas de Viçosa, ressalta o secretário, os alunos contam com laboratórios de informática.

Segundo ele, os planos para 2015 incluem conectar as 85 escolas do interior e unidades como postos de saúde para que os cidadãos da zona rural possam, por exemplo, agendar consultas via internet e utilizar os serviços online da prefeitura. Além dos investimentos com recursos próprios, Viçosa do Ceará integra o programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações, o que potencializou a conexão da localidade. Atualmente, a rede de fibra óptica do município é de 9 mil metros.

Na opinião de Pilotto, o Congresso é fundamental para o desenvolvimento do país e ainda contribui para o fomento das Cidades Digitais, uma vez que a troca de informação e de experiência se torna importante para evitar o desperdício de esforços e investimentos das prefeituras. “A nossa ideia é poder aprender e transmitir um pouco da nossa experiência. Mostrar também para as prefeituras que é possível economizar a partir de uma política de informática”, disse Pilotto, observando que a troca de programas pagos por softwares livres gerou uma economia aos cofres públicos de Viçosa de mais de R$ 2 milhões.

A apresentação de Viçosa do Ceará no evento, de acordo com José Marinho, diretor da RCD, atende às demandas de diversos gestores paranaenses, que têm interesse em conhecer experiências inovadoras, de municípios com perfis diferentes. “São casos inspiradores e certamente irão contribuir bastante para que prefeitos e gestores públicos saiam motivados a implantar projetos de cidade digital em suas localidades ou, ainda, para que aqueles que já possuem iniciativas desta natureza possam aprimorar seus processos”, comenta Marinho.

Congresso – O II Congresso tem o patrocínio master do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Copel Telecom e Itaipu Binacional; e patrocínio ouro da Exati Tecnologia, Celepar, Printer do Brasil e ZERO4UM. A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná e associações regionais de municípios, além de governos federal (por meio da Secretaria de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações), estadual (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e instituições como FACIAP, FIEP, SEBRAE, ASSESPRO, prefeituras de Londrina, Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu, universidades e institutos de pesquisa, e todos que desenvolvem ações voltadas ao tema.