A última reforma não completou três anos e o Estoril, na Praia de Iracema, deve passar por novos reparos. Iluminação, instalações elétricas, paredes e telhas são alguns dos itens que serão restaurados durante a obra, que deve começar ainda este mês.

Segundo a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), responsável pela intervenção, os reparos fazem parte da manutenção periódica do local. A previsão é de que a reforma dure 45 dias.

 

O valor da obra totaliza R$ 59.650,62. Fabrízio Frota, da coordenação de Ação Cultural do órgão, explica que maresia, ventos fortes e chuva desgastaram alguns ambientes do local e que os reparos já estavam previstos antes da quadra chuvosa.

 

Ainda segundo Fabrízio, o Estoril recebe grande quantidade de pessoas durante os fins de semana e quando há eventos no local, e para atender melhor o público, manutenções são necessárias. A pintura das paredes está desgastada e algumas portas e janelas estão com vidraças quebradas e parte da madeira destruída.

 

Estoril fechado

O Estoril já está fechado para que as obras sejam iniciadas e a programação está interrompida. As feiras e outros eventos regulares realizados no local devem voltar a ocorrer em outubro. Apenas o Bar do Papai, empresa licitada que ocupa a área gastronômica do local, funcionará no período da noite. 

 

A última reforma feita no Estoril terminou em dezembro de 2012, ainda na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Quando inaugurado, o local já apresentava deterioramento em algumas estruturas. Na ocasião, Luizianne afirmou que o desgaste havia sido causado pela maresia e que novos reparos ainda seriam feitos.

 

O Estoril é tombado pelo Município por meio da lei nº 6.119, de 19 de setembro de 1986.

Fonte; O Povo